MP da gratuidade da conta de luz será publicada após a viagem de Lula à China e à Rússia, diz Silveira
De acordo com o ministro de Minas e Energia, o presidente Lula já aprovou a reforma do setor elétrico
247 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (6) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve publicar a medida provisória (MP) da gratuidade da conta de luz após viagem à Rússia e à China. A informação foi confirmada por Silveira durante o evento de 8º aniversário da Agência iNFRA.
Segundo a proposta, cerca de 14 milhões de brasileiros terão isenção total da conta de energia elétrica, desde que cumpram critérios como ter renda mensal per capita de até meio salário mínimo, estarem inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e consumirem até 80 kWh por mês. Outros 46 milhões de consumidores com renda compatível terão o a descontos significativos conforme o consumo.
Atualmente, cerca de 40 milhões de pessoas são atendidas pela tarifa social de energia elétrica, que oferece descontos de até 65%. Já famílias indígenas e quilombolas com perfil no CadÚnico têm hoje isenção total até 50 kWh mensais. O custo estimado para a ampliação do benefício é de R$ 3,6 bilhões por ano. Segundo declarou o ministro Alexandre Silveira, esses recursos não deverão sair do Tesouro Nacional.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: