Márcia Lopes confirma posse como nova ministra das Mulheres: ‘devo amanhã mesmo já começar a luta’
Márcia assume a pasta no lugar de Cida Gonçalves
247 - A ex-ministra do Desenvolvimento, Márcia Lopes, afirmou que vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (5) para selar sua indicação para o Ministério das Mulheres, informa o g1. Em entrevista, Márcia disse que deve o termo de posse ainda nesta segunda e assumir a pasta no lugar de Cida Gonçalves.
"Devo o termo de posse e amanhã [terça] mesmo já começar a luta”, afirmou. Márcia recebeu um telefonema de Lula na sexta-feira (2) em que o presidente fez o convite para que ela assumisse o Ministério das Mulheres. A futura ministra disse que a sua ida ao Planalto deve ocorrer após às 15h.
Márcia Lopes é um nome tradicional do Partido dos Trabalhadores e tem longa trajetória na área de assistência social. Formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde também atuou como professora, ela possui mestrado na área pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Natural do Paraná, foi vereadora em Londrina e secretária municipal de Assistência Social antes de ocupar funções de destaque no governo federal. Entre 2004 e 2008, esteve no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) como secretária-executiva e secretária nacional de Assistência Social. Em 2010, foi nomeada ministra da pasta, cargo que ocupou até o fim do segundo mandato de Lula.
Márcia é também irmã de Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula e figura histórica do PT. Em 2022, ela integrou a equipe de transição do atual governo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: