Lula cria comitê de crise em SP e decreta luto oficial de três dias após acidente aéreo matar 61 pessoas: 'muito triste e grave'
Avião da Voe com 57 ageiros e 4 comissários caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo. Tragédia matou todos a bordo
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou, nesta sexta-feira (9), luto oficial de 3 dias no país em memória dos 61 mortos no acidente aéreo em Vinhedo, interior de São Paulo. O decreto entra em vigor já nesta sexta.
"Em memória das 61 vítimas do trágico acidente em Vinhedo, decretamos luto oficial de 3 dias no país", escreveu o presidente em suas redes sociais.
Um avião fabricado pela empresa ATR e operado pela companhia aérea Voe, que fazia a rota entre Cascavel (PR) e Guarulhos (SP) com 57 ageiros e 4 tripulantes, caiu em Vinhedo nesta sexta-feira e todas as 61 pessoas a bordo morreram, informou a companhia aérea.
Mais cedo, ao saber da notícia enquanto participava de uma cerimônia em Florianópolis (SC), o presidente Lula pediu que os presentes fizessem um minuto de silêncio em respeito às vítimas.
O presidente disse em entrevista à agência Reuters após o evento que enviou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ao local para atuar em colaboração com as autoridades locais.
O governo federal disse que acompanha os desdobramentos das investigações oficiais sob competência do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que já está em posse das caixas-pretas da aeronave acidentada.
Em apoio à investigação, o governo Lula decidiu montar um comitê de crise em Vinhedo, para dar e às equipes mobilizadas na ocorrência do acidente. “O meu ministro Silvio está indo para São Paulo para tentar montar um comitê de crise, junto com o governador, com os empresários, para tentar encontrar um jeito de ajudar as pessoas”, disse o presidente durante agenda em SC. As declarações foram citadas pela AgênciaGOV.
“Um acidente como esse é sempre muito triste e muito grave. A gente só tem que lamentar e cuidar das famílias. Temos que dar uma resposta para as pessoas se sentirem tratadas com respeito e com carinho”, lamentou Lula.
Mais cedo, o governo de São Paulo também criou um gabinete de crise em Vinhedo, para dar e às equipes mobilizadas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: