window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Otávio Rosso', 'page_url': '/brasil/lula-confirma-nomeacao-de-presidente-da-telebras-para-ministerio-das-comunicacoes' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Lula confirma nomeação de presidente da Telebras, sem partido, para Ministério das Comunicações

      Indicação foi articulada por Davi Alcolumbre e aceita por Lula após recusa de Pedro Lucas; nome técnico deve reduzir tensões com o União Brasil

      Presidente Lula dá posse a Siqueira Filho como Ministro de Estado das Comunicações. Foto: Ricardo Stuckert / PR (Foto: Ricado Stuckert / PR)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quinta-feira (24) a nomeação de Frederico de Siqueira Filho, atual presidente da Telebras, como novo ministro das Comunicações, informou o Palácio do Planalto em nota. 

      A escolha de Siqueira Filho representa uma solução técnica para o ime político que se formou após a recusa de Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) ao cargo. 

      Ele substituir Juscelino Filho, que deixou o cargo em 8 de abril após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por corrupção iva e outros crimes relacionados ao desvio de emendas parlamentares, antes de assumir o cargo executivo.​

      "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e deu posse, na manhã desta quinta-feira, 24 de abril, ao engenheiro Frederico de Siqueira Filho no cargo de ministro das Comunicações. Frederico dirigia a Telebrás e sua indicação pelo União Brasil foi apresentada ao presidente Lula pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o ex-ministro Juscelino Filho e o líder do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas Fernandes, em reunião realizada na tarde da quarta-feira (23) no Palácio do Planalto. O encontro de ontem também contou com a presença da ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann", diz o documento. 

      A indicação partiu do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e foi apresentada a Lula em reunião realizada na quarta-feira (23), no Palácio do Planalto. Também participaram do encontro o ex-ministro Juscelino Filho, o próprio Pedro Lucas e a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

      A escolha foi bem recebida pelo Planalto, que buscava uma alternativa que mantivesse a estabilidade política sem abrir nova crise com o União Brasil. Nos bastidores, a recusa de Pedro Lucas causou desconforto e chegou a levantar a hipótese de perda de espaço do partido na Esplanada, hipótese descartada após a intervenção de Alcolumbre.

      Com essa decisão, o governo sinaliza uma preferência por interlocutores mais alinhados com o Executivo, como é o caso de Alcolumbre, em detrimento da ala do União Brasil mais distante do Planalto. Essa ala, que inclui o presidente do partido, Antonio Rueda, e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, defende um afastamento do governo com vistas às eleições de 2026.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados