Lindbergh articula retomada da PEC contra jornada 6x1 após sinal verde de Lula
Proposta da deputada federal Érika Hilton volta à pauta com apoio do presidente e será discutida na CCJ
247 - Com o endosso público do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à pauta da redução da jornada de trabalho, a proposta de emenda constitucional que visa extinguir o modelo 6x1 — seis dias de trabalho para um de descanso — volta a ganhar fôlego no Congresso. Segundo o jornal O Globo, o líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), declarou ao Estadão que pretende levar a PEC à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já na próxima semana.
A ideia é abrir o debate com o presidente do colegiado, deputado Paulo Azi (União-BA), o que marcaria o primeiro avanço formal da matéria desde sua apresentação, em fevereiro deste ano, pela deputada Érika Hilton (Psol-SP). A movimentação parlamentar ocorre poucos dias após o pronunciamento de Lula em rede nacional, na véspera do Dia do Trabalhador, no qual defendeu a necessidade de rever o atual regime de trabalho.
“Nós vamos aprofundar o debate sobre a redução da jornada de trabalho vigente no país, em que o trabalhador e a trabalhadora am seis dias no serviço e têm apenas um dia de descanso. A chamada jornada 6x1. Está na hora de o Brasil dar esse o, ouvindo todos os setores da sociedade, para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras”, disse o presidente na ocasião.
Segundo o vereador Rick Azevedo (Psol-SP), aliado político de Érika Hilton e fundador do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), a proposta estava estagnada no Congresso havia mais de dois meses e dependia de uma sinalização direta do presidente Lula para avançar.
No âmbito do Partido dos Trabalhadores, o tema é considerado estratégico. O site oficial do PT classifica a revisão da jornada 6x1 como uma “pauta histórica” e, segundo o secretário nacional de comunicação do partido, Jilmar Tatto (PT-SP), está entre as principais bandeiras da bancada neste ano legislativo.
A defesa do fim da jornada 6x1 também ecoou nas ruas. Durante o 1º de Maio organizado por centrais sindicais em São Paulo, integrantes do movimento VAT se juntaram aos manifestantes para cobrar a aprovação da PEC.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: