Liberado para viajar, Lula planeja primeiras agendas fora de Brasília
Presidente recebeu autorização médica para retomar agenda de viagens. A primeira delas deverá ser ao Rio de Janeiro
247 - Após receber autorização médica para voltar a viajar de avião, o presidente Lula (PT) começou a organizar os primeiros compromissos fora de Brasília em 2025. Segundo informações de Igor Gadelha, do Metrópoles, o petista já havia solicitado a seus auxiliares sugestões de destinos estratégicos assim que as viagens fossem retomadas, com o objetivo de fortalecer sua presença em regiões prioritárias e reconquistar apoio popular.
Entre os primeiros destinos de Lula está o Rio de Janeiro, onde ele deve participar de compromissos relacionados à Petrobras e ao setor petroquímico. Essa agenda é parte de uma estratégia maior que busca vincular o governo federal a investimentos em áreas de alto impacto econômico e social. Outra parada importante será na região metropolitana de Belém, no Pará, em fevereiro, para o lançamento de novos empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida.
Recuperação da popularidade - Com a desaprovação de seu governo ultraando a aprovação pela primeira vez, conforme a pesquisa Genial/Quaest, Lula planeja usar as viagens como uma oportunidade para reverter a queda em sua avaliação. A pesquisa apontou uma redução na aprovação do governo, de 52% para 47%, reflexo de desafios enfrentados no primeiro ano de mandato, como a articulação política em meio a um Congresso fragmentado e crises econômicas globais.
O presidente está determinado a reforçar sua presença em agendas públicas, sobretudo em regiões onde o eleitorado tradicional do PT está concentrado. "Menos palácio, mais rua" tem sido o mantra do Planalto desde a última reunião ministerial, realizada no dia 20 de janeiro, quando Lula cobrou de seus auxiliares maior presença em eventos nas ruas.
Viagens internacionais - Além das viagens nacionais, o presidente já tem compromissos internacionais previstos para março. Uma das primeiras paradas será no Uruguai, onde Lula participará da posse do novo presidente, Yamandú Orsi, líder esquerdista eleito recentemente. A outra viagem incluirá visitas ao Japão e ao Vietnã.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: