Jurista Marcelo Uchôa: ‘papa Leão XIV é norte-americano, mas em momento algum falou em inglês’
O jurista sinalizou também que o novo líder da Igreja Católica tem mais sensibilidade com as causas em defesa dos trabalhadores e das pessoas mais pobres
247 - O jurista Marcelo Uchôa sugeriu nesta quinta-feira (7) que o novo papa Robert Francis Prevost é norte-americano, mas, de acordo com o estudioso, em momento algum o cardeal falou em inglês depois de ser escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais para liderar a Igreja Católica.
“Além da associação à Igreja social pelo nome (sucedendo o Papa da Encíclica Rerum Novarum), me chamou atenção o Papa Leão XIV ser estadunidense, mas em nenhum momento falar em inglês. Falou em italiano, latim e espanhol, para a comunidade andina peruana. E ele é da região do aço dos EUA, área proletária. E se disse seguidor de Francisco. Ou seja, há sinais!!”, escreveu o jurista na rede social X.
O novo papa nasceu em Chicago, região norte-americana que tem a produção de aço como um de seus pontos fortes economicamente. Atualmente com 69 anos, Robert Francis Prevost foi ordenado padre em 1982 e, dois anos depois, começou a atuação missionária no Peru — em Piura e depois em Trujillo, onde ficou por dez anos, inclusive durante o governo autoritário de Alberto Fujimori. Na época, o religioso cobrou desculpas públicas pelas injustiças cometidas no período.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: