Governo vai contatar família de Rubens Paiva sobre entrega da nova certidão de óbito
A retificação foi realizada na última quinta-feira (23) e atualiza o documento para reconhecer que o ex-deputado teve uma morte violenta
247 – O Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania anunciou que entrará em contato com a família do ex-deputado federal Rubens Paiva, desaparecido político durante a ditadura militar, para definir como preferem receber a certidão de óbito corrigida do parlamentar. A informação é da Folha de S. Paulo.
A retificação foi realizada na última quinta-feira (23) e atualiza o documento para reconhecer que Paiva teve uma morte “não natural; violenta; causada pelo Estado brasileiro no contexto da perseguição sistemática à população identificada como dissidente política do regime ditatorial instaurado em 1964". A história do ex-deputado é retratada no filme “Ainda Estou Aqui”.
A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, em parceria com o Ministério de Direitos Humanos, está promovendo sessões para a entrega das certidões de óbito corrigidas. Segundo a pasta, as famílias podem procurar a comissão para indicar onde desejam receber o novo documento.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: