Governo reduziu novas áreas de garimpo na Terra Indígena Yanomami em 95%
Houve ainda uma queda de 27% no número de óbitos registrados no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior
247 – O Governo Federal divulgou uma nota no sábado (8) enfatizando o compromisso da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em garantir a recuperação e a proteção das condições de vida na Terra Indígena Yanomami.
Em dois anos de atuação coordenada, com a participação de 33 órgãos federais, as novas áreas de garimpo foram reduzidas em 95%. Já na área da saúde, foi ampliado em 155% o número de profissionais e reaberto todas as unidades de saúde que estavam fechadas, reintegrando mais de 5,2 mil indígenas que estavam desassistidos.
De acordo com o comunicado, as medidas adotadas pelo governo federal resultaram em uma redução de 27% no número de óbitos registrados no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Houve quedas nas mortes por desnutrição (-68%), infecções respiratórias (-53%) e malária (-35%).
O documento também destacou que todas as informações solicitadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) serão prestadas dentro do prazo estabelecido, assegurando transparência e continuidade das ações.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: