Governo fez certo ao mandar revogar medida envolvendo o Pix, diz Gleisi Hoffmann
A parlamentar explicou que a decisão foi tomada devido à disseminação de "mentiras" e ao "medo" gerado em torno do tema
247 – A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann, declarou nesta quinta-feira (16) que o governo federal acertou ao revogar a medida que ampliava normas de fiscalização sobre o Pix.
Em vídeo publicado no Instagram, Gleisi explicou que a decisão foi tomada devido à disseminação de "mentiras" e ao "medo" gerado em torno do tema.
“O presidente Lula fez certo ao mandar revogar a medida envolvendo o Pix. Não porque o fake Nikolas e a sua turma bolsonarista tinham razão, mas porque a quantidade de mentiras e a exploração do medo das pessoas tomou um volume tão grande que estava causando problemas na vida delas e na economia popular”, disse.
Ela destacou que o impacto da desinformação resultou em mudanças no comportamento de usuários do método de pagamento e comerciantes. “Muita gente estava deixando de usar o Pix, outros estavam cobrando taxas para vender produtos ou serviços pelo Pix, e uma quantidade grande de golpes estava utilizando o nome da Receita para cobrar taxas das pessoas.”
A parlamentar também reforçou a necessidade de uma análise sobre possíveis falhas na comunicação governamental em relação à medida. “Se perdeu a batalha da comunicação, é outra história. Tem de se avaliar no governo e corrigir”, disse.
Na mensagem, Gleisi ainda ressaltou a medida provisória editada pelo governo nesta quinta-feira para reforçar a gratuidade e o respeito ao sigilo bancário das transações feitas via Pix.
A MP proíbe que fornecedores de produtos ou serviços cobrem taxas adicionais em vendas pagas com Pix, equiparando-o ao pagamento em dinheiro. O texto também assegura privacidade total nas transações feitas pelo método de pagamento, além de garantir a não incidência de taxa no uso do Pix.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: