window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/brasil/governo-federal-planeja-novo-concurso-unificado-com-edital-previsto-para-marco' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Governo Federal planeja novo concurso unificado com edital previsto para março

      Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, adiantou que a previsão é que provas ocorram em agosto

      Esther Dweck (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (5), que em breve será lançado o edital para um novo Concurso Público Nacional Unificado (NU). A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, revelou durante o programa Bom Dia, Ministra, transmitido pelo Canal Gov, que o lançamento do edital deve ocorrer até o final do primeiro trimestre deste ano, com as provas previstas para agosto.

      A ministra explicou que a escolha do mês de agosto para a aplicação das provas se deve a um estudo recente, que apontou esse período como o de menor incidência de chuvas no Brasil, uma medida preventiva após os imprevistos com o clima no Rio Grande do Sul. No entanto, a definição final dependerá da aprovação do cronograma. "A gente gostaria de repetir em agosto, mas depende do prazo do edital. Nossa lógica é tentar fazer a prova no início do segundo semestre", afirmou Dweck.

      O novo concurso trará oportunidades em duas novas áreas do serviço público federal: uma focada em defesa, justiça e segurança, e outra voltada ao desenvolvimento socioeconômico, com ênfase em temas como desenvolvimento regional, agrário e econômico. Os cargos são para nível superior, com remuneração inicial a partir de R$ 9 mil, podendo chegar a até R$ 22 mil.

      Esther Dweck também esclareceu que o novo concurso não interferirá na convocação do concurso em vigor, que oferece 6.640 vagas em 21 órgãos e tem validade de um ano, prorrogável por mais um. Segundo a ministra, "não faremos concursos para as mesmas carreiras enquanto o atual estiver em vigor. Só após o término da validade ou esgotamento do cadastro de reserva, poderemos lançar novos certames para essas vagas".

      A ministra também abordou o atraso no cronograma de concursos devido à pendência na aprovação da Lei Orçamentária da União (LOA), essencial para a definição dos recursos disponíveis para novos certames. A expectativa é que a LOA seja votada em 10 de março e sancionada até o dia 15 do mesmo mês, o que permitirá dar andamento aos concursos previstos.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados