window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/brasil/governo-deve-anunciar-decisao-sobre-horario-de-verao-nesta-quarta' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Governo deve anunciar decisão sobre horário de verão nesta quarta

      Em setembro, o ONS já havia apresentado um estudo que apontava a necessidade da volta do horário de verão

      Parque de energia solar e eólica na China (Foto: REUTERS/Stringer)

      247 - O Ministério de Minas e Energia deve anunciar a decisão sobre a volta do horário de verão na próxima quarta-feira (15), informa o G1. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deve apresentar novos estudos sobre as condições de atendimento de energia aos consumidores e eventuais mudanças no cenário hidrológico. Em setembro, o ONS já havia apresentado um estudo que apontava a necessidade da volta do horário de verão.

      No entanto, em entrevista no último dia 8, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o horário de verão só deve voltar em 2024 se for imprescindível. "Isso que estou fazendo é serenidade, equilíbrio, diálogo, para que a gente só faça na imprescindibilidade, se não for imprescindível, vamos esperar o período chuvoso", disse.

      O estudo do ONS apontou que a volta do horário de verão pode gerar uma economia de R$400 milhões em 2024. A partir de 2026, essa economia pode chegar a R$1,8 bilhão por ano. Isso ocorre porque o adiantamento dos relógios melhora o aproveitamento das fontes de energia solar e eólica, além de reduzir a demanda em 2,9%. A medida estava em vigor desde 1985, mas foi encerrada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados