window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Bianca Penteado', 'page_url': '/brasil/fraude-no-inss-tebet-sinaliza-que-governo-podera-usar-dinheiro-publico-para-ressarcir-descontos-irregulares' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Fraude no INSS: Tebet sinaliza que governo poderá usar dinheiro público para ressarcir descontos irregulares

      Origem dos recursos para a devolução do dinheiro será definida pela pasta do Planejamento e Orçamento a partir da próxima semana

      Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, em cerimônia no Banco Central, em Brasília - 02/04/2025 (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta quinta-feira (8) que o governo federal já prepara uma solução para ressarcir aposentados e pensionistas que sofreram descontos irregulares do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo ela, a origem dos recursos para a devolução do dinheiro será definida pela pasta a partir da próxima semana.

      O plano inicial prevê o uso de bens apreendidos para o ressarcimento. No entanto, caso esse valor não seja suficiente, a União poderá complementar a quantia.

      "Nós estamos na segunda fase, que é [identificar] quantos são e quem são [os prejudicados]. Nós estamos abrindo um prazo para que essas pessoas venham e digam: ‘Eu não assinei nada, eu estou sendo lesada’. A partir daí, já na semana que vem, entramos nós, da equipe do Orçamento e da Fazenda", disse Tebet, após evento na B3, em São Paulo.

      "Todos serão ressarcidos. A única coisa que temos que ponderar: o dinheiro que vai ressarcir não é só fruto da apreensão de bens, porque pode ser insuficiente. Se precisar que a União complemente, nós iremos complementar, mas vamos complementar com dinheiro público", continuou.

      Mais cedo, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, detalhou o plano de reembolso aos beneficiários prejudicados pela fraude. A previsão é que os valores descontados de forma indevida por associações e sindicatos, desde março de 2020, sejam devolvidos.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados