window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/brasil/fim-do-6x1-reginaldo-lopes-defende-reducao-da-jornada-sem-reducao-dos-salarios' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Fim do 6x1: Reginaldo Lopes defende redução da jornada sem redução dos salários

      Parlamentar apresentou essa proposta em 2019, por meio da PEC 221/2019, e acredita que esta deve ser uma prioridade para um governo popular

      Reginaldo Lopes (Foto: Pablo Valadares /Câmara dos Deputados)

      247 - O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), defendeu o fim da jornada 6X1 em uma postagem em suas redes sociais.

      O parlamentar disse que o domingo é o único dia que muitos trabalhadores têm para descansar, estar com a família e se divertir. Mas, segundo ele, esse direito é muito pouco e defende que o Brasil adote uma jornada de trabalho reduzida, ando de 44 para 36 horas semanais, em um modelo 4x3 ou 5x2 — e sem redução de salário.

      Reginaldo Lopes apresentou essa proposta em 2019, por meio da PEC 221/2019, e acredita que esta deve ser uma prioridade para um governo popular.

      "Desde que o Brasil adotou o atual modelo, o mundo viveu uma verdadeira revolução tecnológica com o advento da internet e da informatização, que provocaram um aumento exponencial da produtividade", ressalta o deputado. Lopes argumenta que o aumento de produtividade e, mais recentemente, a reforma tributária, criaram condições para que as empresas ampliem sua capacidade de produção, e é justo que os trabalhadores também se beneficiem desses avanços.

      Em maio, Lopes participou, junto a entidades sindicais do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Redução da Jornada. Segundo ele, essa pauta é fundamental para oferecer aos trabalhadores mais tempo livre para estar com a família, melhorar sua qualidade de vida e se preparar para os desafios que as novas tecnologias trazem ao mercado.

      "Desde que o Brasil adotou o atual modelo, o mundo viveu uma verdadeira revolução tecnológica com a advento da internet e da informatização, que provocaram um aumento exponencial da produtividade. Além disso, a reforma tributária vai ampliar muito a capacidade de produção das empresas", argumentou.

      E completa: "Os resultados têm que ser compartilhados com trabalhadores e trabalhadoras, que devem ter mais tempo livre para cuidar da família, mais qualidade de vida e se qualificar para os novos desafios da modernidade".

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247