Exército termina reforma dos kids pretos, envolvidos em tentativa de golpe de Estado
Última alteração visa afirmar o caráter estratégico da tropa
247 – O Exército decidiu transferir o 1º Batalhão de Ações Psicológicas (1º B Op Psc) do Comando de Operações Especiais (COpEsp) para o Comando Militar do Planalto (CMP). A mudança visa afirmar o caráter estratégico da tropa, subordinando-a diretamente ao comando da Força. A informação é do Estadão.
A alteração, porém, não impede que o batalhão continue prestando apoio ao COpEsp quando solicitado. Caso um comando tático precise da colaboração do batalhão nas missões, ele receberá o e necessário.
Trata-se da última alteração na estrutura das tropas de operações especiais, conhecidas como "kids pretos". A mudança ocorre após a investigação acusar parte do batalhão de envolvimento em duas operações militares ligadas à tentativa de golpe bolsonarista: uma para enfraquecer o Alto-Comando do Exército (ACE) e facilitar um golpe por coronéis, e outra para monitorar figuras como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, e o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: