Enem 2025 dará diploma para quem não concluiu o ensino médio
Medida foi anunciada pelo ministro Camilo Santana e estará detalhada no edital que será publicado nesta sexta-feira
247 - O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 marcará o retorno da certificação para jovens e adultos que não concluíram o ensino médio no tempo regular. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (22) pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
Segundo o ministro, o edital com todas as regras da nova edição do exame será divulgado nesta sexta-feira (23).“Quem não concluiu o ensino médio poderá, com a realização das provas, obter a certificação”, afirmou Santana, sem detalhar os critérios ou a forma de solicitação do documento. Essa possibilidade foi oferecida entre 2009 e 2016, mas depois foi substituída pelo Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), voltado especificamente à certificação de pessoas que não finalizaram os estudos.Outra novidade anunciada pelo Ministério da Educação é a pré-inscrição automática de todos os estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio.
A medida abrangerá alunos de escolas públicas e privadas, sem distinção. Para efetivar a participação, será necessário apenas que o estudante e a Página do Participante, selecione o idioma da prova de língua estrangeira — inglês ou espanhol — e confirme o interesse em realizar o exame.As inscrições para o Enem 2025 começam já na próxima segunda-feira, 26 de maio, e se encerram em 6 de junho. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos: 9 e 16 de novembro. No primeiro dia, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação; no segundo, será a vez de matemática e ciências da natureza.A retomada da certificação por meio do Enem é vista como uma estratégia para ampliar o o de jovens e adultos à conclusão da educação básica e, assim, à educação superior e ao mercado de trabalho. O edital trará mais informações sobre os critérios para a obtenção do certificado e as notas mínimas exigidas em cada área do conhecimento.4o
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: