window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/brasil/em-depoimento-bolsonaro-nega-ter-pedido-para-que-ex-diretor-da-prf-fizesse-campanha-em-2022-gimqiubr' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Em depoimento, Bolsonaro nega ter pedido para que ex-diretor da PRF fizesse campanha em 2022

      O depoimento foi prestado no contexto de um processo istrativo que pode levar à cassação da aposentadoria de Silvinei Vasques

      Silvinei Vasques e Jair Bolsonaro (Foto: Divulgação/PRF)

      247 - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negou em depoimento nesta terça-feira (5) à Controladoria-Geral da União (CGU) que tenha pedido para que o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fizesse campanha eleitoral em 2022, informa a Folha de S. Paulo.  O depoimento foi prestado no contexto de um processo istrativo que pode levar à cassação da aposentadoria de Vasques, acusado de agir em favor de Bolsonaro durante o pleito.

      Silvinei enfrenta investigações por supostas condutas irregulares enquanto ocupava o cargo na PRF, incluindo a participação em eventos oficiais, entrevistas e postagens nas redes sociais em apoio à reeleição de Bolsonaro no segundo turno. O ex-diretor foi alvo de processo disciplinar iniciado em 2023, e permanece sob investigação por oito supostas irregularidades.

      Preso preventivamente em 2023, Vasques ou quase um ano detido sob decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Liberado em agosto de 2024, Vasques está sob monitoramento de tornozeleira eletrônica e segue restrições cautelares impostas pela Justiça.

      Uma das principais acusações contra ele envolve a possível utilização da PRF para realizar operações de fiscalização em municípios onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) detinha maior apoio eleitoral, o que teria ocorrido no segundo turno das eleições.

      A Justiça manteve a decisão de que Bolsonaro deveria prestar depoimento presencial, atendendo ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que, em 1º de novembro, determinou que o ex-presidente depusesse oralmente sobre as ações de Vasques, rejeitando o pedido de que ele respondesse às questões por escrito.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados