Correios e MST se unem para lançar selo em memória da luta pela reforma agrária
Iniciativa celebra os 40 anos do movimento e homenageia vítimas do massacre de Eldorado do Carajás, ocorrido em 1996
247 - Os Correios e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) firmaram uma parceria inédita para o lançamento de dois selos postais que exaltam a luta pela reforma agrária no Brasil, informa a Folha de S. Paulo. A iniciativa conjunta faz parte das celebrações dos 40 anos de fundação do MST, completados em 2024, e da memória do massacre de Eldorado do Carajás, ocorrido em 17 de abril de 1996.
O primeiro selo fará alusão direta às quatro décadas de atuação do movimento social, fundado em 1984, e reconhecido nacional e internacionalmente por sua militância em defesa do o à terra e da produção de alimentos saudáveis. Já o segundo selo será dedicado ao 17 de abril, data que integra o calendário de lutas populares como o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. Essa data marca a tragédia no sul do Pará, quando uma ação violenta da Polícia Militar contra uma marcha do MST resultou na morte de 21 trabalhadores rurais.
Desde então, todos os anos, o MST realiza o chamado "Abril Vermelho", uma série de mobilizações em diversas regiões do país para cobrar justiça e denunciar a impunidade em casos de violência no campo. O episódio de Eldorado do Carajás tornou-se símbolo da resistência dos movimentos do campo frente à repressão estatal.
Procurada pela Folha, a direção dos Correios confirmou a existência da parceria com o MST, embora tenha esclarecido que os detalhes da iniciativa ainda estão sendo definidos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: