CGU assume apuração de denúncias de descontos ilegais em contas de aposentados do INSS
Controladoria-Geral da União retirou do INSS a responsabilidade pela condução das investigações envolvendo 12 entidades suspeitas de praticar as fraudes
247 - A Controladoria-Geral da União (CGU) retirou do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a responsabilidade por conduzir os processos istrativos relacionados a 12 investigações envolvendo entidades suspeitas de fraudes e descontos indevidos nas contas de aposentados e pensionistas.
O aviso da medida, segundo a coluna da jornalista Daniela Lima, do g1, foi formalizado em um ofício enviado ao INSS, tendo o documento já chegado ao órgão. Com essa decisão, a CGU assume a responsabilidade pela apuração, no momento em que há fortes indícios de envolvimento de servidores públicos no esquema fraudulento, que está sendo investigado tanto pela Controladoria quanto pela Polícia Federal (PF).
"Procedida a análise do caso por esta Secretaria de Integridade Privada, verificou-se que há necessidade de atuação excepcional deste órgão central, tendo em vista a repercussão e relevância da matéria. Desta feita, a avocação dos referidos procedimentos afigura-se como a medida mais apropriada, de modo a garantir a uniformidade, harmonia e coesão do Sistema de Correição do Poder Executivo", destaca um trecho do ofício, de acordo com a reportagem.
Além disso, a CGU determinou que o INSS forneça todas as informações e dados relacionados às investigações, solicitando o compartilhamento imediato de documentos e provas já coletados que ainda não tenham sido enviados à Controladoria, caso existam.
A decisão foi comunicada ao novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior. O INSS está ciente de que precisará tomar medidas drásticas para interromper um esquema que persiste há pelo menos seis anos, afetando diretamente os beneficiários do sistema de previdência.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: