Bolsonaro nunca se reuniu com o Papa Francisco; entenda por quê
A ausência de um encontro entre o ex-mandatário e o pontífice escancara as divergências entre os dois líderes
247 – Durante todo o pontificado do Papa Francisco, iniciado em 2013, Jair Bolsonaro (PL) foi o único chefe do Executivo brasileiro que não se reuniu com o líder da Igreja Católica. O Papa já recebeu no Vaticano o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além dos ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) — este último, ainda quando ocupava a vice-presidência.
A ausência de um encontro entre Bolsonaro e o pontífice escancara as divergências entre os dois, especialmente no que diz respeito à preservação da Amazônia. Em 2019, Francisco publicou uma mensagem destacando a importância de proteger os povos indígenas:
"Sonho com uma Amazônia que lute pelos direitos dos mais pobres, dos povos nativos, dos últimos, de modo que a sua voz seja ouvida e sua dignidade promovida. #QueridaAmazonia", escreveu.
Na época, Bolsonaro reagiu durante uma live, em tom de crítica, afirmando que a floresta “é nossa”:
"Foi criado nesta semana um conselho que visa proteger, preservar e desenvolver nossa Amazônia, o que é muito importante, adotar medidas preventivas contra qualquer ação que não esteja de acordo com as leis brasileiras. E mostrar para o mundo que estamos preocupados com a Amazônia, a Amazônia é nossa. Não é como o Papa tuitou ontem, não, tá"> if (googletag && googletag.apiReady) { googletag.cmd.push(() => { googletag.display(id); }); }