Bolsonaro lança capacetes de grafeno e reforça negócios após incentivo estatal ao setor
Ex-presidente aposta na exploração comercial do material que impulsionou enquanto governava o país com o programa InovaGrafeno
247 - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está prestes a lançar uma linha de capacetes supostamente inovadores para motociclistas, fabricados com grafeno, um material conhecido por sua resistência e leveza. A novidade, no entanto, não é apenas um empreendimento comercial, mas uma movimentação que levanta questionamentos sobre sua relação com o setor. A iniciativa é da Bravo Grafeno Tecnologia e Inovação LTDA, empresa fundada por Bolsonaro e seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e registrada em junho de 2024. A informação foi revelada pela coluna S.A., da Folha de S.Paulo.
O lançamento oficial ocorrerá entre os dias 11 e 14 de março, no XIV Salão Nacional e Internacional de Motopeças, em São Paulo. Além de empresário, Bolsonaro tem atuado como principal garoto-propaganda da marca, promovendo o novo produto diretamente ao público motociclista — uma de suas bases eleitorais mais fiéis.
Expansão da família Bolsonaro nos negócios
A Bravo Grafeno surgiu como parte de um movimento mais amplo da família Bolsonaro na busca por novas frentes comerciais, após anos dedicados exclusivamente à política. Além de Jair e Flávio, a empresa tem como sócios o assessor parlamentar de Flávio no Senado, Fernando Nascimento Pessoa, investigado em esquemas de rachadinha em 2019 na ALERJ, além do ex-candidato a deputado distrital pelo Podemos Pedro Leite e o empresário gaúcho Maichel Chiste.
O envolvimento do ex-presidente no mercado de grafeno tem um histórico anterior à criação da empresa. Durante seu mandato, Bolsonaro foi um dos principais entusiastas do material e lançou, em 2021, o Programa de Inovação em Grafeno (InovaGrafeno), com o objetivo de estimular pesquisas e incentivar o setor industrial a adotar essa tecnologia.
A rápida inserção da Bravo Grafeno no mercado levanta dúvidas entre especialistas do setor sobre os desafios tecnológicos e financeiros para a produção de bens de consumo baseados nesse material. Empresas de nanotecnologia normalmente investem anos e grandes quantias em pesquisa e desenvolvimento antes de conseguirem lançar produtos comercialmente viáveis. Ainda não há informações detalhadas sobre os processos de fabricação dos capacetes e o grau de inovação real da tecnologia aplicada.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: