window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Guilherme Levorato', 'page_url': '/brasil/bolsonaro-desiste-de-comparecer-ao-stf-no-segundo-dia-de-julgamento-por-tentativa-de-golpe' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Bolsonaro desiste de comparecer ao STF no segundo dia de julgamento por tentativa de golpe

      Ex-presidente opta por não acompanhar sessão que pode torná-lo réu

      Jair Bolsonaro (Foto: Gustavo Moreno)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Diferentemente do que ocorreu na terça-feira (25), Jair Bolsonaro (PL) optou, nesta quarta-feira (26), por não comparecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para a retomada do julgamento que pode torná-lo réu por tentativa de golpe de Estado. A informação foi confirmada por seu advogado de defesa a Andréia Sadi, do g1

      A ausência ocorre um dia após Bolsonaro surpreender ao comparecer às duas primeiras sessões do julgamento, que marcaram a abertura da análise do caso pela Primeira Turma do STF.

      Nos bastidores, aliados do ex-presidente avaliam que a presença na véspera teve como objetivo “ar um recado” de que Bolsonaro não pretende fugir das acusações e está disposto a enfrentá-las. A aposta do entorno bolsonarista é de que o impacto simbólico do comparecimento já foi alcançado, não sendo necessário repetir o gesto nesta quarta.

      Por outro lado, o comparecimento de Bolsonaro causou desconforto entre advogados de outros investigados. Segundo Malu Gaspar, do jornal O Globo, três advogados de acusados ouvidos reservadamente interpretaram o gesto como uma tentativa de intimidação política — e não como uma estratégia jurídica eficaz. “É legítimo ele querer ver o julgamento, mas foi uma ideia ruim”, avaliou o defensor de um dos demais denunciados. Outro advogado foi mais direto: “Se a ideia era fazer pressão, não deu certo. Foi uma péssima ideia. O Moraes endureceu ainda mais o seu voto, lendo com muito entusiasmo suas teses”.

      A Primeira Turma do STF — composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin — vai decidir nesta quarta se aceita a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e outros sete aliados, o que os tornaria réus por tentativa de abolição do Estado democrático de direito.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados