Apenas 1,8% dos beneficiários que consultaram o INSS autorizaram descontos
Cerca de 1,5 milhão de pesssoas consultaram o sistema da instituição para saber se houve desconto indevido ou não
247 – Um levantamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), divulgado neste domingo (18), apontou que a maioria dos aposentados e pensionistas que consultaram o sistema da instituição não reconhece descontos associativos aplicados em suas folhas de pagamento.
De 1,5 milhão de consultas registradas, apenas 1,8% dos beneficiários autorizaram os abatimentos — o que representa 28.323 pessoas. O restante, 1.528.716 pessoas, solicitou reembolso, indicando que não havia autorizado qualquer cobrança.
A movimentação ocorre após a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrarem, em abril, a Operação Sem Desconto. A investigação apura um esquema de fraudes que pode ter desviado cerca de R$ 6 bilhões dos benefícios pagos entre 2019 e 2024.
O levantamento também apontou que os beneficiários contestaram cobranças feitas por ao menos 41 entidades. Pelo serviço "Meu INSS", o beneficiário consegue verificar se houve algum desconto indevido.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: