window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Guilherme Paladino', 'page_url': '/brasil/2025-sera-o-ano-em-que-pela-2-vez-com-lula-o-brasil-sai-do-mapa-da-fome-diz-wellington-dias' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      "2025 será o ano em que, pela 2ª vez, com Lula, o Brasil sai do Mapa da Fome", diz Wellington Dias

      Ministro destacou que, nos últimos dois anos, aproximadamente 33 milhões de brasileiros superaram a situação de fome

      Ministro Wellington Dias (Foto: Diego Campos/Secom-PR)
      Guilherme Paladino avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, demonstrou otimismo em relação ao avanço do Brasil no combate à fome em 2025. Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro” nesta quinta-feira (16), Dias afirmou que o país está prestes a sair do Mapa da Fome pela segunda vez sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

      “É o Brasil vencendo e, em três anos, saindo do Mapa da Fome. 2025 será o ano em que, pela segunda vez, com Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil sai do Mapa da Fome”, declarou.

      Dias destacou que, nos últimos dois anos, aproximadamente 33 milhões de brasileiros superaram a situação de fome. Cerca de 90% das pessoas que enfrentavam fome severa deixaram essa condição, reduzindo a miséria a 4,4%, o menor índice da história brasileira. Paralelamente, a classe média alcançou 52% da população.

      O sucesso do Bolsa Família foi apontado como um dos pilares dessa melhora. O programa de transferência de renda, considerado por Dias como “um dos melhores do mundo”, impacta diretamente a economia local, beneficiando mercados, comércios e famílias. O ministro ressaltou que o incremento de R$ 150 para famílias com crianças de até seis anos retirou 92% dessas famílias da extrema pobreza. “Normalmente, as pessoas que precisam (do Bolsa Família) moram em lugares em que a economia é muito frágil, e aquele dinheiro circula ali no mercado, no açougue, em todos os lugares”, explicou.

      MEDIDAS - Programas complementares como Escola em Tempo Integral, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Pé-de-Meia também foram citados como essenciais. A integração entre educação e alimentação, com compras diretas da agricultura familiar, contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças e fortalece a economia local. “Quando a pessoa está com fome, ela não se concentra. O cérebro fica o tempo todo pedindo alimento. Quando a pessoa está bem alimentada, tem um desenvolvimento cognitivo maior, uma capacidade do aprendizado maior e, portanto, o alimento também é bom para a educação”, destacou Dias.

      Dias também ressaltou as ações contra fraudes e desinformação. O governo identificou 3,7 milhões de benefícios irregulares, totalizando R$ 34 bilhões pagos indevidamente. O combate inclui o uso de biometria, leitura facial e digital, além da prova de vida. O ministro alertou sobre fake news e orientou que informações devem ser confirmadas pelos canais oficiais do MDS. “Nós estamos combatendo pessoas com F falso, muitas vezes, de gente que já morreu. E o nosso sistema de controle do MDS, com a Dataprev, que também trabalha com o INSS, é muito potente.”

      No apoio às vítimas de tragédias climáticas, Dias garantiu a antecipação de benefícios, recursos para abrigos e e à produção rural, reforçando ações de saúde e habitação. “A orientação do presidente Lula é dar toda atenção e oferecer ajuda humanitária aos desabrigados”, afirmou.

      Por fim, o ministro destacou medidas para impedir o uso indevido do Cartão Bolsa Família em apostas online e reforçou ações integradas com a Polícia Federal no combate à lavagem de dinheiro. “Já acionamos a Polícia Federal, que abriu a investigação e, com certeza, muito em breve, nós vamos ter informações”, garantiu.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados