“Refinaria Riograndense será a primeira biorrefinaria do Brasil”, anuncia presidente da Petrobras
‘Vamos converter 100% da refinaria para produzir combustível de aviação e diesel 100% renovável’, diz Magda Chambriard
247 - A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou nesta segunda-feira (24) que a Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR), localizada em Rio Grande, litoral do Rio Grande do Sul, será transformada na primeira biorrefinaria do Brasil. O projeto prevê a conversão total da unidade para o processamento exclusivo de óleo vegetal, deixando de utilizar petróleo em sua produção. "A Riograndense vai se transformar em uma refinaria que vai empregar derivados de óleo 100% vegetal. A refinaria vai ser 100% biorrefinaria", afirmou Chambriard durante o anúncio do projeto.
De acordo com a presidente da estatal, a transformação da refinaria será realizada nos próximos anos, com um investimento estimado em R$ 5,5 bilhões. O projeto deve gerar cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos. Ainda em 2025, serão criados mil postos de trabalho, com investimentos iniciais da ordem de R$ 250 milhões.
A Petrobras já comprovou a capacidade de processamento de óleo vegetal em uma de suas unidades no ano ado. Após a conversão completa, a Refinaria Riograndense produzirá combustível de aviação e diesel 100% renováveis. "Será a primeira do Brasil que não utilizará nem uma gota de petróleo", destacou Chambriard.
Ainda segundo a presidente da Petrobras, a empresa ampliará sua capacidade de fabricação de diesel co-processado, com 5% de óleo vegetal. Testes operacionais para a fabricação de combustível de aviação com conteúdo renovável serão realizados ainda este ano. A estatal também prosseguirá com projetos de implantação de três unidades que produzirão 44 mil barris por ano (aproximadamente 17 mil por dia) de combustível de aviação e diesel a partir de matéria-prima 100% renovável.
Chambriard enfatizou que o projeto está alinhado com o compromisso da Petrobras de liderar uma transição energética justa. "Para a Petrobras, o combustível renovável não é futuro, ele já é presente", concluiu.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: