Projeto de biocápsulas sustentáveis rende prêmio internacional à Ambipar
Projeto foi o único brasileiro a ser premiado
247 - A Ambipar conquistou o “German Innovation Award” 2025, prestigiado prêmio de inovação da Alemanha, que celebra produtos, projetos e realizações pioneiras que promovem a sustentabilidade e transformam vidas por meio da inovação. A empresa é líder global em soluções ambientais.
Com apoio institucional da revista MIT Technology Review, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o projeto foi o único do Brasil a receber o reconhecimento. A premiação destaca as iniciativas de vanguarda em áreas estratégicas como mobilidade sustentável, saúde digital e avanços em engenharia, o que reafirma o poder transformador da ciência e da tecnologia.
A Ambipar venceu a categoria “Excelência em Negócios para o Consumidor -Jardinagem e Ferramentas”, pela tecnologia das biocápsulas sustentáveis, desenvolvidas a partir de sobras de colágeno da indústria farmacêutica junto com o Ecosolo, condicionador de solo feito com resíduos orgânicos de papel e celulose. As cápsulas biodegradáveis foram desenvolvidas na unidade de pesquisa e desenvolvimento da empresa de soluções ambientais, no interior de São Paulo, em 2021, junto com dispersores para semeadura de drones.
A cerimônia de entrega foi realizada na terça-feira (13), no Museu Nacional de Tecnologia da Alemanha, em Berlim, e contou com a presença do engenheiro ambiental e diretor corporativo de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ambipar, Gabriel Estevam.
“O nosso projeto das biocápsulas foi o único da América Latina a ser premiado nesta edição do ‘German Innovation’. O mundo está reconhecendo o nosso trabalho. Essa conquista não é só da Ambipar, mas do Brasil, que se consolida como pioneiro em soluções ambientais de impacto”, comemora Estevam, reforçando que é a primeira vez que uma instituição brasileira recebe o prêmio.
Em abril, a Ambipar conquistou o “Innovation Awards” com o mesmo projeto, concorrendo com mais de 50 países. O prêmio foi concedido pela International Corporate Citizenship Conference, da Boston College (EUA), em reconhecimento a inovações baseadas em pesquisas com impactos reais nos âmbitos social, ambiental e econômico.
Vencedor de mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, o projeto das biocápsulas sustentáveis comprovou sua eficácia na recuperação de mais de 200 hectares de vegetação em São Sebastião, no litoral paulista, área severamente degradada pelas chuvas de fevereiro de 2023. A iniciativa foi realizada em parceria com o Instituto Conservação Costeira (ICC), a Atlântica Consultoria Ambiental, a Fundação Florestal e a Cetesb, com apoio de órgãos do governo do estado de São Paulo.
Agora, a tecnologia começa a ser exportada para outros países com desafios semelhantes, como a Colômbia, onde um projeto piloto, em parceria com ONGs locais, irá restaurar florestas tropicais úmidas degradadas pela conversão em pastagens para búfalos. A iniciativa representa mais um avanço no desenvolvimento de soluções ecológicas voltadas à regeneração de áreas com perda de cobertura vegetal e que enfrentam obstáculos como logística precária, falta de segurança e inviabilidade do plantio convencional de mudas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: