window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Aquiles Lins', 'page_url': '/brasil-sustentavel/mercado-de-baterias-usadas-cresce-e-impulsiona-economia-circular-na-industria-de-eletricos' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil Sustentável

      Mercado de baterias usadas cresce e impulsiona economia circular na indústria de elétricos

      Especialistas projetam que setor pode movimentar bilhões nos próximos anos, ampliando a eficiência da reciclagem e reutilização

      (Foto: Freepik )
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Desde que os veículos elétricos começaram a se popularizar, pouco se discute sobre o destino de suas baterias após o uso. O descarte e a reutilização desses componentes são questões essenciais para a sustentabilidade do setor no longo prazo. Agora, o mercado de baterias de segunda vida ganha força, abrindo novas oportunidades para a economia circular. Segundo reportagem do site Olhar Digital, a revista InsideEVs destaca que, à medida que a indústria automotiva se consolida globalmente, montadoras buscam reduzir custos e otimizar a produção, tornando os processos mais eficientes e sustentáveis.

      Uma pesquisa da empresa britânica IDTechEx aponta que o mercado de baterias reutilizadas pode alcançar US$ 4,2 bilhões na próxima década. Com essa expansão, a extração de matérias-primas tende a diminuir, favorecendo a transição para um modelo produtivo mais sustentável. Além disso, a reutilização desses componentes reduz custos e amplia o o a soluções energéticas eficientes.

      Atualmente, milhões de veículos elétricos entram em circulação todos os anos, mas suas baterias, inevitavelmente, precisarão ser substituídas no futuro. Quando isso ocorrer, a reciclagem e o reaproveitamento devem se consolidar como alternativas viáveis. Em vez de se tornarem resíduos, esses dispositivos podem ser reutilizados no armazenamento de energia, prolongando sua vida útil e reduzindo impactos ambientais.

      Outro ponto destacado pela IDTechEx é o impacto do níquel e do cobalto no processo de reaproveitamento. Esses minerais, presentes nas baterias de níquel-manganês-cobalto (NMC), aumentam a densidade energética e tornam a reciclagem economicamente mais viável. Com os avanços tecnológicos, as baterias atuais podem operar por centenas de milhares de quilômetros sem necessidade de substituição, garantindo desempenho eficiente por anos.

      A preocupação, agora, não é mais a perda de desempenho, mas sim o que fazer com essas baterias ao fim da vida útil. A indústria busca alternativas para reduzir o desperdício e fortalecer a economia circular. Um novo ecossistema de reciclagem está em desenvolvimento, visando dar uma segunda vida às baterias e minimizar a necessidade de extração de novos materiais. O objetivo é transformar um problema ambiental em uma oportunidade para inovação e crescimento sustentável.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247