Itaipu e Embrapa apresentam pesquisas sobre solo e água no Paraná e MS
Evento é fruto de uma parceria entre a Itaipu Binacional, Embrapa e outras entidades
247 - Nos próximos dias 8 e 9 de abril, Foz do Iguaçu, no Paraná, será palco do II Workshop Aisa, evento que reunirá diversas instituições e pesquisadores para compartilhar os resultados preliminares de um importante programa voltado ao estudo de solos, água, clima, florestas e sistemas de produção vegetal e animal. O workshop acontecerá das 8h30 às 18h30, no Cineteatro dos Barrageiros, na sede de Itaipu.
O evento é fruto de uma parceria entre a Itaipu Binacional, Embrapa, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped) e outros parceiros.
A região Sul do Mato Grosso do Sul e parte do Paraná se transformaram, ao longo dos últimos quatro anos, em um grande laboratório a céu aberto para o desenvolvimento de pesquisas que buscam compreender melhor os diferentes tipos de solo e suas interações com a água, o clima e as florestas. Essas investigações fazem parte do programa Ação Integrada de Água e Solo (Aisa), um esforço colaborativo entre diversas entidades que visa promover a sustentabilidade ambiental e a eficiência na produção agropecuária.
O evento promete trazer importantes avanços para o setor agrícola e para a gestão de recursos hídricos, com a exibição de dados valiosos obtidos a partir de estudos realizados em bacias hidrográficas de municípios no sul do Mato Grosso do Sul e nas regiões Oeste, Noroeste e Centro do Paraná. A Itaipu Binacional tem se mostrado um importante parceiro nesse processo, com a empresa comprometida em apoiar ações voltadas à preservação da bacia que abastece seu reservatório, refletindo o foco das ações do programa Itaipu Mais que Energia.
Um dos principais objetivos do projeto Aisa é a transferência de conhecimento para os produtores rurais da região. Através de dados atualizados sobre solos, vegetação, sistemas de produção e agrometeorologia, os pesquisadores buscam criar uma base sólida para o desenvolvimento de políticas públicas e de estratégias de manejo sustentável. Com mais de 400 profissionais envolvidos, o programa Aisa tem como foco a elaboração de soluções que integrem os interesses da produção agropecuária e a gestão hídrica.
O programa também está formando um banco de dados robusto em áreas como mapeamento de solos, vegetação nativa, sistemas de produção vegetal e animal, agrometeorologia, hidrossedimentologia e hidropedologia. Esses dados têm sido fundamentais tanto para a modelagem hidrológica realizada pela Itaipu, usada para prever a quantidade de água que chega ao seu reservatório, quanto para o setor agropecuário, onde são recomendadas tecnologias conservacionistas, como rotação e diversificação de culturas, que promovem melhor lucratividade e maior estabilidade de produção, principalmente em anos de seca.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: