IA ajuda empresas a atingir metas de sustentabilidade e reduzir impacto ambiental
Tecnologia pode cortar emissões globais de CO₂ em até 4% até 2030, segundo relatório da PwC
247 - Entender a relação entre inteligência artificial (IA) e sustentabilidade tem sido cada vez mais importante no contexto atual. Com isso, surgem questionamentos sobre como a tecnologia tem sido empregada neste cenário e qual a relevância disto, inclusive para a preservação ambiental. Hoje, a IA não é mais restrita a ambientes universitários e centros de pesquisa, mas também impacta diversas áreas corporativas, auxiliando empresas a reduzirem seu impacto ambiental e atingirem metas de sustentabilidade.
A IA vem demonstrando seu potencial de transformar e apoiar países-membros, incluindo o Brasil, na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Grandes corporações como Google, IBM, Microsoft e Unilever são exemplos de organizações que utilizam IA para promover práticas sustentáveis. O Google otimiza o uso de energia em seus data centers, enquanto a IBM, com sua plataforma Watson, ajuda empresas a reduzir desperdícios e otimizar cadeias de fornecimento. A Microsoft, com o projeto 'AI for Earth', investe em soluções para problemas ambientais como a biodiversidade e a agricultura sustentável. Já a Unilever monitora e reduz o impacto ambiental de suas operações utilizando tecnologias avançadas de IA.
Para Rafael Luz, Head de Cloud & DevOps da keeggo, a aplicação de IA em prol da sustentabilidade é um movimento que tende a se intensificar. A inteligência artificial permite analisar grandes volumes de dados em tempo real, fato que gera uma maior otimização de processos e recursos naturais de maneira eficiente. Empresas que integram IA às suas estratégias de sustentabilidade conseguem tomar decisões mais informadas e minimizar desperdícios, reduzindo sua pegada de carbono.
Além disso, estudos recentes indicam que a adoção de ferramentas de IA para práticas sustentáveis têm mostrado resultados. Segundo um relatório da PwC, o uso de IA pode contribuir para a redução global de emissões de gases de efeito estufa em até 4% até 2030, o que equivale à emissão anual de aproximadamente 2,4 bilhões de toneladas de CO₂.
Dessa forma, a integração da inteligência artificial às estratégias corporativas tem crescido ao ponto de não ser apenas para o cumprimento de metas de sustentabilidade, mas também para a construção de uma economia mais verde e eficiente.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: