window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Lucena', 'page_url': '/brasil-sustentavel/geracao-de-energia-eolica-offshore-no-brasil-ganha-marco-legal-sancionado-por-lula' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil Sustentável

      Geração de energia eólica offshore no Brasil ganha marco legal sancionado por Lula

      A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União

      Lula (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei nº 576, de 2021, que regula o aproveitamento de potencial energético offshore por meio de turbinas eólicas instaladas em plataformas fixas ou flutuantes no leito marinho. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira, 10 de janeiro.

      Segundo o Planalto, a nova legislação é relevante por tratar de uma “fonte de energia renovável e limpa que utiliza a força do vento, especialmente em alto-mar, onde os ventos são mais intensos e constantes”. “Outro diferencial é que os aerogeradores são maiores do que os utilizados em terra firme”, afirmou. 

      O texto prevê incentivos ao desenvolvimento da indústria nacional, à geração de empregos e ao fortalecimento da segurança energética do país, integrando aspectos econômicos e ambientais. Além disso, exige o descomissionamento dos empreendimentos e a restauração das áreas exploradas, promovendo consultas prévias às comunidades afetadas e o respeito às práticas marítimas tradicionais e à cultura local.

      As receitas geradas, provenientes de bônus de , taxas de ocupação e participação proporcional sobre a energia produzida, serão distribuídas entre União, estados e municípios, com investimentos prioritários em pesquisa, inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável.

      Transição energética no PAC

      A transição e a segurança energética são pilares do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê R$ 540,3 bilhões em investimentos nesse setor dentro de um total de R$ 1,7 trilhão em recursos para todas as regiões do Brasil.

      Os investimentos em segurança energética estão organizados em sete sub eixos: geração de energia, luz para todos, transmissão de energia, eficiência energética, petróleo e gás, pesquisa mineral e combustíveis de baixo carbono.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados