window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Aquiles Lins', 'page_url': '/brasil-sustentavel/embrapa-firma-parceria-com-instituto-global-esg-para-impulsionar-sustentabilidade-no-campo' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil Sustentável

      Embrapa firma parceria com Instituto Global ESG para impulsionar sustentabilidade no campo

      Acordo conecta setor agropecuário às discussões técnicas sobre clima e governança e foi firmado durante evento que celebrou os 52 anos da Embrapa

      (Foto: Agência Brasil )
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Global ESG oficializaram um acordo de cooperação para promover a sustentabilidade, a inovação tecnológica e a governança no setor agropecuário. A parceria foi formalizada em Brasília na última semana, durante a celebração dos 52 anos da Embrapa. A informação foi divulgada pelo site Consultor Jurídico (Conjur).

      A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, o diretor de governança da instituição, Alderi Araújo, e o vice-presidente do Instituto Global ESG, Sóstenes Marchezine, am o termo de compromisso. Segundo representantes das duas entidades, o objetivo do acordo é aproximar o agronegócio brasileiro das discussões técnicas e jurídicas sobre sustentabilidade, com foco em práticas compatíveis com as exigências ambientais e os compromissos climáticos globais.

      Durante o evento, também foi realizado o primeiro seminário “Diálogos pelo Clima”, voltado a profissionais do Direito que atuam com mudanças climáticas. Na abertura do encontro, Massruhá destacou o papel estratégico do Brasil no debate global sobre agricultura sustentável. “A crise climática é, ao mesmo tempo, um desafio e uma janela de oportunidades”, afirmou.

      A presidente da Embrapa também ressaltou a necessidade de articulação entre diferentes setores para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. “É um desafio que exige respostas coletivas. Temos buscado isso por meio da Jornada pelo Clima, uma agenda que visa preparar os setores empresariais e a sociedade civil para a COP-30”, disse, em referência à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em 2025, em Belém (PA).

      Além de Massruhá, o seminário contou com a presença do enviado especial para a Agricultura na COP-30, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, e de representantes de diversos ministérios. Participaram o ministro em exercício da Pesca e Aquicultura, Édipo Araújo Cruz; o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Pedro Corrêa Neto; e o chefe da assessoria especial de Assuntos Internacionais do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Thomas Patriota.

      A aproximação entre o setor agropecuário, a ciência e o debate jurídico-ambiental reforça, segundo os organizadores do evento, o papel do Brasil como protagonista nas soluções para o enfrentamento da crise climática e na promoção de uma economia de baixo carbono no campo.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247