window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Aquiles Lins', 'page_url': '/brasil-sustentavel/bndes-investe-r-25-3-milhoes-no-parque-estadual-da-serra-do-mar' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil Sustentável

      BNDES investe R$ 25,3 milhões no Parque Estadual da Serra do Mar

      Recursos do Fundo Clima fomentarão preservação ambiental e geração de empregos sustentáveis

      Recursos serão empregados pela concessionária Parquetur para modernizar e manter a área conhecida como “Caminhos do Mar” (Foto: Caminhos do Mar/Divulgação)
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou que destinará R$ 25,3 milhões à Parquetur Caminhos do Mar para melhorias na área de concessão do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), em São Paulo. Segundo informações divulgadas pela instituição, o aporte é realizado por meio do programa Fundo Clima, na modalidade Florestas Nativas, que oferece a menor taxa do programa, de apenas 1% ao ano.

      De acordo com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a iniciativa está alinhada às prioridades do governo federal. "Ao apoiar as concessões de parques nacionais, estamos dando impulso à preservação ambiental com geração de empregos, uma das prioridades do governo do presidente Lula. O turismo e a recreação podem ser a primeira forma de contato com a natureza, em especial para quem mora em cidades, e servirem para conscientizar da necessidade de preservar os ecossistemas", destacou.

      O investimento deve gerar 70 novos postos de trabalho, sendo 14 diretos e 56 indiretos, um aumento de 87,5% no total de empregos ligados ao parque. Essas vagas são classificadas como "verdes", pois estão associadas a atividades econômicas sustentáveis, como preservação ambiental e ecoturismo.

      Infraestrutura e novas atrações

      Cerca de 53,7% dos recursos serão destinados a obras civis, incluindo a restauração de monumentos históricos, melhorias em infraestrutura e a criação de novas atrações, como circuitos de arvorismo, quadras esportivas, decks flutuantes, uma estação meteorológica e uma unidade de combate a incêndios florestais. A modernização da infraestrutura também abrange a contratação de serviços técnicos especializados para projetos de contenção de riscos e implantação de engenharia.

      Além disso, o plano de investimentos prevê capacitação de pessoal, compra de equipamentos e desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade e ao turismo responsável.

      A importância da concessão

      A Parquetur Caminhos do Mar, concessionária responsável pela gestão da área, istra 274,59 hectares do PESM, que integra os 324,3 mil hectares da unidade de conservação. Em 2023, o parque recebeu 75,8 mil visitantes, número que deve crescer para 102,5 mil em 2024, conforme projeções da empresa.

      A iniciativa do BNDES evidencia o potencial das concessões para unir conservação ambiental e geração de benefícios socioeconômicos. O programa Fundo Clima, além de promover a gestão responsável de florestas, contribui para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas e o uso sustentável da biodiversidade, reforçando a importância de políticas públicas para a preservação do meio ambiente.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247