window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/brasil-sustentavel/apexbrasil-destaca-sustentabilidade-e-arte-na-abertura-do-pavilhao-brasil-na-expo-2025-osaka' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil Sustentável

      ApexBrasil destaca sustentabilidade e arte na abertura do Pavilhão Brasil na Expo 2025 Osaka

      "A arte nos convoca a transformar o mundo", destacou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, agência responsável pelo pavilhão

      Jorge Viana discursa na Expo 2025 Osaka (Foto: Divulgação)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – Em uma cerimônia marcada por reflexões sobre o futuro do planeta, o Pavilhão Brasil foi inaugurado nesta segunda-feira (14) na Expo 2025 Osaka. Sob a curadoria da diretora de arte Bia Lessa, a apresentação brasileira trouxe uma narrativa envolvente sobre a urgência de cuidar do meio ambiente, combinando arte, tecnologia e cultura em cinco atos: Existir, Diferir, Confluir, Extinguir e Reexistir.

      Logo na entrada, visitantes foram surpreendidos por uma instalação dinâmica: objetos infláveis em forma de plantas, cadeiras de praia, bonecos e sacolas recicláveis se moviam ao ritmo de uma mensagem ambiental. Um com a imagem do sol, que gradualmente escurecia, ilustrava os riscos do aquecimento global. “A arte nos convoca a transformar o mundo”, afirmou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, agência responsável pelo pavilhão.

      A curadora Bia Lessa fez questão de relembrar o legado do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, criador do Pavilhão Brasil na Expo Osaka de 1970, ao destacar a ideia de continuidade: “Nascemos para continuar”. A solenidade de abertura incluiu apresentações musicais com o Hino Nacional e canções como “Semente do Amanhã”, de Gonzaguinha, interpretadas pela cantora Mio Matsuda.

      Cultura e sustentabilidade em destaque

      No segundo prédio do pavilhão, a Sala Parangoromos conectou as tradições do Brasil e do Japão por meio de vestimentas inspiradas no parangolé de Hélio Oiticica e no hagoromo japonês. Já a Sala Multiuso sediou debates sobre negócios e meio ambiente, com participação do presidente do Sebrae, Décio Lima, que citou Vinícius de Moraes e o líder indígena Ailton Krenak para reforçar a necessidade de preservar a natureza.

      A ApexBrasil ainda entregou medalhas e selos comemorativos a deputados e outras autoridades. A peça exibia um pirarucu representando o abraço entre humanos e a natureza. Estiveram presentes personalidades como a atriz Betty Gofman e Ricardo Ohtake, do Instituto Tomie Ohtake.

      Prometendo ser um dos destaques da Expo 2025 Osaka, o Pavilhão Brasil oferece experiências interativas e uma mensagem universal. Para acompanhar as novidades, basta seguir: @brazilexpo2025 no Instagram. “Estamos aqui para mostrar que a diversidade é nossa força”, resumiu o embaixador Laudemar Aguiar, ressaltando o espírito brasileiro que foi levado a Osaka.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados