window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Jair de Souza', 'page_url': '/blog/domenico-losurdo-e-a-essencia-do-nazismo' });
TV 247 logo
      Jair de Souza avatar

      Jair de Souza

      Economista formado pela UFRJ, mestre em linguística também pela UFRJ

      240 artigos

      HOME > blog

      Domenico Losurdo e a essência do nazismo

      "Conforme Losurdo recorda aos que preferem se esquecer, todas as piores tradições do nazismo surgiram por inspirações provenientes dos EUA", diz Jair de Souza

      Adolf Hitler (Foto: Reprodução)

      Nesta etapa da história em que estamos, quando muitos setores liberais burgueses e, inclusive, a extrema direita bolsonarista estão tentando se desvencilhar da herança do nazismo, trando de adjudicá-la à esquerda, as palavras do saudoso acadêmico e filósofo italiano Domenico continuam mais do que válidas, e são dignas de serem levadas em conta novamente (https://www.dailymotion.com/video/ x9jacy4).

      Conforme Losurdo recorda aos que preferem se esquecer, todas as piores tradições do nazismo surgiram por inspirações provenientes dos Estados Unidos, através de suas mais prominentes figuras políticas nas décadas anteriores à constituição do movimento liderado por Adolf Hitler.

      Portanto, a essência do racismo nazista, a naturalização do sentimento de desumanização de outras raças, povos e culturas e a defesa do direito moral de explorá-los à ultrança, nada disso pode ser considerado como pura invenção do gênio maligno dos teóricos nazistas. Na verdade, o que os nazistas fizeram foi aproveitarem-se de todas as tradições criadas a partir da expansão do colonialismo ocidental e sistematizá-las de uma maneira mais prática e intensa.

      O racismo, a discriminação odiosa e despiadada de outros povos, sua desumanização e a justificação de sua escravização já haviam sido gestados e postos em operação há muito tempo com o avanço do processo colonialista, com a escravização dos povos africanos, com a criação de grandes economias baseadas no trabalho escravo. Nessas questões, como nos ressalta Losurdo, Hitler e seus auxiliares dispunham de vasto material e exemplos concretos nos quais se inspirar.

      Por isso, ao revermos esta entrevista de Losurdo, só nos resta dizer com firmeza aos bolsonaristas, aos liberais burgueses e seus assemelhados: Por mais medonho que seja, vocês devem sempre ter em conta que o nazismo foi parido por vocês e para servir a vocês. Então, agarrem que a criança é sua.

      Enlace para o vídeo: https://www.dailymotion.com/video/x9jacy4

      * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247