window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Otávio Rosso', 'page_url': '/americalatina/yamandu-orsi-toma-posse-como-presidente-do-uruguai' });
TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Yamandú Orsi toma posse como presidente do Uruguai

      Orsi foi eleito presidente em novembro do ano ado

      Yamandu Orsi (Foto: Reprodução X)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Yamandú Orsi assumiu oficialmente a presidência do Uruguai neste sábado (1º), em uma cerimônia que teve início no Palácio Legislativo e foi encerrada na emblemática Praça da Independência, em Montevidéu. Durante a cerimônia, o agora ex-presidente Luis Lacalle Pou transmitiu a faixa presidencial a Orsi, que fez questão de reafirmar seu compromisso com o país e com a Constituição. As informações são da Sputnik.

       "Eu, Yamandú Orsi, comprometo-me por minha honra a desempenhar fielmente o cargo que me foi confiado e a salvaguardar e defender a Constituição da República", declarou o novo presidente em seu discurso de posse.

      Orsi, que integra o partido de centro-esquerda Frente Ampla, teve o apoio de grandes figuras políticas do Uruguai, como o ex-presidente José Mujica, durante sua campanha. Ele foi eleito em novembro, no segundo turno, com 53% dos votos, derrotando Álvaro Delgado, do Partido Nacional, de centro-direita, que obteve 45,9% dos votos. Delgado, por sua vez, foi apoiado por Lacalle Pou, que não disputou a reeleição devido à restrição imposta pela Constituição uruguaia, que permite apenas um mandato presidencial de cinco anos.

      Durante a campanha, Orsi se comprometeu a adotar medidas robustas para reforçar a segurança no país, especialmente no combate ao narcotráfico, além de buscar o retorno de políticas sociais progressistas que caracterizaram os governos da Frente Ampla, especialmente durante os mandatos de Mujica e Tabaré Vázquez. Essas propostas de segurança e de uma agenda social mais inclusiva foram vistas como pontos centrais para a conquista de uma base de apoio significativa durante as eleições.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados