window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Luis Mauro Filho', 'page_url': '/americalatina/paraguai-convoca-embaixador-brasileiro-por-suposta-espionagem-relacionada-a-itaipu' });
TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Paraguai convoca embaixador brasileiro por suposta espionagem relacionada a Itaipu

      Governo paraguaio suspende negociações do Anexo C do Tratado de Itaipu e exige explicações do Brasil

      (Foto: Reprodução/Itaipu Binacional )
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O governo do Paraguai convocou nesta terça-feira (1) o embaixador brasileiro em Assunção, José Antônio Marcondes, para prestar esclarecimentos sobre uma suposta operação de inteligência conduzida pelo Brasil que teria visado autoridades paraguaias envolvidas nas negociações sobre a hidrelétrica binacional de Itaipu. 

      A informação foi divulgada pelo chanceler paraguaio, Rubén Ramírez Lezcano, em entrevista coletiva. Segundo Lezcano, "convocamos o embaixador do Brasil no Paraguai para que ofereça explicações detalhadas sobre a ação de inteligência levada a cabo pelo Brasil mediante a entrega de uma nota oficial para que explique as ações desenvolvidas no marco dessa ordem por parte do governo Brasil".

      Além disso, o governo paraguaio decidiu suspender as negociações referentes ao Anexo C do Tratado de Itaipu até que o Brasil forneça respostas satisfatórias sobre o incidente. O assunto em questão trata das bases financeiras e da prestação de serviços de eletricidade da usina, sendo fundamental para a definição das tarifas de energia entre os dois países.

      Histórico da suposta espionagem

      A denúncia sobre a suposta espionagem foi inicialmente revelada pelo portal UOL, que apontou que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teria executado uma operação hacker contra autoridades paraguaias, visando obter informações sigilosas relacionadas às negociações de tarifas da usina de Itaipu.

      Em resposta, o governo brasileiro negou qualquer envolvimento da atual istração em ações de espionagem contra o Paraguai. O Ministério das Relações Exteriores afirmou que "a citada operação foi autorizada pelo governo anterior, em junho de 2022, e tornada sem efeito pelo diretor interino da Abin em 27 de março de 2023, tão logo a atual gestão tomou conhecimento do fato".

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados