México apreende mais de 25 toneladas de drogas na Operação Fronteira Norte
Medida foi resposta à pressão dos EUA; mais de 2 mil pessoas foram presas e 160 kg de fentanil retirados de circulação
247 - O governo do México anunciou a apreensão de 25.431 kg de drogas desde o início da Operação Fronteira Norte, lançada em 5 de fevereiro em resposta à pressão dos Estados Unidos para conter o narcotráfico e a migração irregular. Entre os entorpecentes apreendidos, destacam-se mais de 160 quilos de fentanil, substância sintética altamente potente que tem sido um dos principais vetores da crise de overdoses nos EUA, conforme relatado em reportagem da agência Sputnik.
Segundo a Secretaria de Segurança e Proteção ao Cidadão do México (SSPC), a operação resultou também na prisão de 2.088 pessoas, na apreensão de 1.904 armas de fogo, 1.726 veículos e 253 propriedades utilizadas por organizações criminosas. Em comunicado, a SSPC ressaltou que "as ações são realizadas em estrita observância do Estado de Direito e com total respeito aos direitos humanos".
A Operação Fronteira Norte foi intensificada como forma de resposta às exigências do ex-presidente norte-americano Donald Trump, que, desde sua campanha, prometia conter o tráfico de drogas e a entrada de imigrantes ilegais nos EUA. Para pressionar o México e o Canadá, Trump ameaçou impor uma tarifa de 25% sobre os produtos de ambos os países.
A ameaça tarifária chegou a ser suspensa temporariamente em fevereiro, após uma rodada de negociações liderada pela presidente mexicana Claudia Sheinbaum. No entanto, em março, os EUA voltaram a aplicar a medida, que só foi retirada após novo acordo que manteve isentos os produtos incluídos no tratado comercial USMCA (Acordo EUA-Canadá-México).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: