window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Sobreira', 'page_url': '/americalatina/mauro-vieira-transmite-mensagem-de-solidariedade-a-cuba-e-a-revolucao-diz-havana' });
TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Mauro Vieira transmite mensagem de solidariedade a Cuba e à revolução, diz Havana

      Vieira também criticou o bloqueio econômico dos EUA à nação caribenha e sua inclusão na lista de patrocinadores do terrorismo

      Mauro Vieira e Bruno Rodríguez Parrilla (Foto: Palácio do Itamaraty)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, teve na sexta-feira (25) um encontro fraterno com o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, e o chanceler do país, Bruno Rodríguez Parrilla, em Havana, Cuba, informaram os ministérios das relações exteriores dos países.

      As autoridades dos países trataram de uma série de questões, entre elas a cúpula Brasil-Caribe e a presidência brasileira do Brics, bloco que terá a partir deste ano terá Cuba como um dos membros associados, informou o Palácio do Itamaraty na plataforma X neste sábado (25).

      Além disso, destacaram-se os efeitos das mudanças climáticas para Cuba e para os países do Caribe, no contexto da realização da COP30, em Belém-PA, em novembro deste ano.

      Na conversa com Vieira, Rodríguez também agradeceu ao governo e povo brasileiros pela solidariedade por ocasião do terremoto e da agem do furacão Rafael pelo país, no final de 2024.

      No comunicado do MRE cubano, destaca-se o ótimo estado das relações bilaterais. Também cita a mensagem, transmitida por Vieira, "de solidariedade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de apoio à Revolução Cubana".

      Reiterou, ainda, "a condenação ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos à nação caribenha, e reafirmou a demanda de seu país pela exclusão de Cuba da lista de países patrocinadores do terrorismo", após a reincorporação à lista pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

      O documento aponta que os chanceleres concordaram em avançar os "vínculos políticos, econômicos e de cooperação".

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados