window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/americalatina/maduro-rejeita-reivindicacoes-imperialistas-dos-eua-contra-o-povo-do-panama' });
TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Maduro rejeita reivindicações imperialistas dos EUA contra o povo do Panamá

      Ao lembrar o antigo líder panamenho Omar Torrijos, o presidente venezuelano afirmou que ele demoliu a última estaca do colonialismo em solo panamenho

      Nicolás Maduro e Donald Trump (Foto: Reuters | Reprodução)

      247 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, rejeitou nesta quinta-feira (26) as reivindicações imperialistas e colonialistas contra os povos das Américas, incluindo o Panamá, na sequência das declarações anexionistas do presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump.

      Ao lembrar o antigo líder panamenho Omar Torrijos, o presidente venezuelano afirmou que ele demoliu a última estaca do colonialismo em solo panamenho, ao mesmo tempo em que afirmou que “sentimos por Omar Torrijos, o maior bolivariano nascido no Panamá (...), o homem que resgatou a dignidade e a independência. Ele disse: 'De pé ou morto, mas nunca de joelhos'.”

      A mensagem enviada pelo presidente venezuelano ocorre após recentes declarações de Donald Trump, que ameaçou recuperar o controle do Canal do Panamá com a “justificativa” de que aquele país cobra taxas altíssimas pela utilização da travessia de navegação. Da mesma forma, Trump afirmou estar preocupado com a influência chinesa na região. 

      Entretanto, o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, declarou nesta quinta-feira que nenhum contingente militar está presente no Canal do Panamá.

      Nesse sentido, o Governo panamenho rejeitou veementemente a possibilidade de diálogo com os Estados Unidos sobre o Canal do Panamá. 

      Da mesma forma, negou categoricamente a existência de soldados chineses ou de qualquer outra nacionalidade no Canal Interoceânico e especificou que a sua relação com a China é respeitosa e baseada em interesses comuns.

      Nos últimos dias, o Governo da Venezuela reiterou o seu apoio à soberania do Panamá, que “foi conquistada pelos esforços heróicos do Presidente Omar Torrijos”.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados