window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/americalatina/cuba-condena-anuncio-dos-eua-sobre-base-naval-de-guantanamo-2ye6be7j' });
TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Cuba condena anúncio dos EUA sobre base naval de Guantanamo

      Trnsferencia de deportados para Guantanamo é ato de brutalidadee, diz presidente de Cuba

      Guantanamo (Foto: Prensa Latina)

      Prensa Latina - O presidente Miguel Díaz-Canel qualificou nesta quarta-feira (29) como um ato de brutalidade o anúncio dos Estados Unidos de colocar migrantes deportados na base naval de Guantanamo, território cubano ocupado ilegalmente.

      “Num ato de brutalidade, o novo governo dos EUA anuncia a prisão na Base Naval de Guantanamo, localizada em território cubano ocupado ilegalmente, de milhares de migrantes que expulsa à força, os quais colocará ao lado dos conhecidos torturadores e detenções ilegais prisões", criticou o presidente na rede social X.

      O ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, também condenou a decisão da istração norte-americana e destacou que enviar migrantes para o enclave onde a nação do norte criou centros de tortura e detenção por tempo indeterminado demonstra desprezo pela condição humana e pelo Direito Internacional.

      Ressaltou que a base naval está localizada em território cubano, ocupado ilegalmente, fora da jurisdição dos tribunais dos Estados Unidos.

      A secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, revelou nesta quarta-feira os planos do governo para colocar em Guantanamo migrantes deportados e rejeitados pelos seus países de origem.

      Durante uma entrevista à Fox News, o presidente disse que a istração de Donald Trump está “avaliando e debatendo isso agora” antes de determinar “como podemos usar todos os nossos recursos para manter os Estados Unidos seguros”.

      Sob o mandato do ex-presidente George W. Bush (2001-2009), foi aberta em 2002 uma prisão no enclave para deter acusados ​​de terrorismo, alvo de denúncias por violação de direitos humanos.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados