window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Sobreira', 'page_url': '/americalatina/colombia-declara-estado-de-emergencia-em-meio-a-escalada-da-violencia-de-guerrilhas' });
TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Colômbia declara estado de emergência em meio à escalada da violência de guerrilhas

      Ataques do ELN deixaram pelo menos 80 mortos e deslocaram 11 mil pessoas em Catatumbo

      Rebeldes colombianos do ELN patrulham a selva nas montanhas do departamento de Antioquia, Colômbia (Foto: Albeiro Lopera / Reuters)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 -O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, declarou estado de comoção interna na região de Catatumbo, em resposta à grave crise humanitária desencadeada pelos recentes ataques da guerrilha do ELN. 

      O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (20) e destacou que os ataques resultaram em pelo menos 80 mortes e no deslocamento forçado de 11 mil pessoas.

      Ao condenar a violência, Petro afirmou que o ELN se tornou um grupo armado profundamente influenciado pelo narcotráfico e pela cultura paramilitar. 

      Em paralelo, as forças armadas continuam os esforços para resgatar civis ameaçados pelo ELN, especialmente nos municípios de Teorama, El Tarra, Convenção, San Calixto, Hacarí e Tibú.

      Os recentes ataques do ELN também encerraram a trégua com os dissidentes do extinto grupo guerrilheiro das Farc. Atualmente, as duas facções estão em confronto na região, intensificando a violência e agravando a situação das comunidades locais.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados