China envia segundo lote de doações para sistema elétrico de Cuba
Esta doação corresponde a acordos celebrados entre os presidentes da ilha, Miguel Díaz-Canel, e do gigante asiático, Xi Jinping
Prensa Latina - A China enviou neste domingo (19) um segundo lote de doações de peças e órios para equipamentos elétricos de Cuba, como parte da implementação dos convênios entre os dois países.
Este projeto de doação corresponde aos acordos celebrados entre os presidentes da ilha, Miguel Díaz-Canel, e do gigante asiático, Xi Jinping, que inclui a cooperação multissetorial.
Os acordos ao mais alto nível incluem áreas-chave como o diálogo político, a promoção conjunta das iniciativas do Cinturão e Rota para o Desenvolvimento e Segurança Global, a implementação de projetos em energia, transportes, segurança alimentar, informatização da sociedade, indústria e comércio, entre outros.
Esta doação em particular deverá chegar a Cuba por via aérea durante a tarde desta segunda-feira, horário local do país caribenho.
O Sistema Elétrico Nacional da nação antilhana sofreu danos significativos nos últimos meses, o que causou apagões prolongados em todo o país.
Cuba denunciou as consequências neste sector do bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos durante mais de seis décadas, uma política que se intensificou nos últimos anos.
Recentemente, Cuba e China realizaram uma troca de s que formaliza um projecto de investimento em energias renováveis, que prevê a instalação de sete parques fotovoltaicos de cinco megawatts cada, em seis províncias cubanas.
No prazo de sete meses, está prevista a chegada, por via marítima, dos componentes para montagem, conforme acordo.
Ambas as nações comemoram este ano 65 anos de relações diplomáticas, embora os laços históricos remontem ao século XIX, quando os primeiros cidadãos do gigante asiático chegaram ao país antilhano.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: