window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'José Reinaldo', 'page_url': '/americalatina/china-e-paises-da-america-latina-e-caribe-abrem-novo-capitulo-de-solidariedade-e-cooperacao' });
TV 247 logo
      HOME > América Latina

      China e países da América Latina e Caribe abrem novo capítulo de solidariedade e cooperação

      A China resumiu a experiência bem-sucedida do desenvolvimento das relações com a América Latina e anunciou cinco programas estratégicos

      Registro histórico de chefes de estado e ministros na Cerimônia de Abertura do Fórum China-Celac, em Pequim. Lula está ao centro, ao lado de Xi Jinping (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
      José Reinaldo avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A bem-sucedida reunião ministerial do Fórum China-CELAC (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos) realizada na terça-feira (13) demonstrou a solidariedade e o bom momento das relações bilaterais, comenta a agência noticiosa chinesa Xinhua. “Este importante evento em Pequim revelou medidas para aprofundar a cooperação e o intercâmbio entre a China e os países da América Latina e Caribe (ALC).”

      A Xinhua destaca que uma década após o lançamento oficial do Fórum China-CELAC, uma cooperação mais estreita é imensamente promissora, à medida que a China e os países da ALC avançam de mãos dadas como uma comunidade com um futuro compartilhado, fundada na igualdade, impulsionada pelo benefício mútuo e por ganhos mútuos, revigorada pela abertura e inclusão e dedicada ao bem-estar das pessoas.

      Na quarta reunião ministerial do fórum, a China resumiu sistematicamente a experiência bem-sucedida do desenvolvimento das relações China-ALC e anunciou o lançamento de cinco programas sobre solidariedade, desenvolvimento, civilização, paz e conectividade entre pessoas, respectivamente, promovendo o desenvolvimento e a revitalização compartilhados e contribuindo para uma comunidade China-ALC com um futuro compartilhado.

      O desenvolvimento e a modernização são direitos inerentes aos povos de todos os países. Como membros importantes do Sul Global, a China e os países da ALC estão promovendo seus próprios esforços de modernização e desenvolvimento sustentável. Diante dos crescentes desafios globais, a solidariedade e a coordenação entre as nações são indispensáveis ​​para salvaguardar a paz e a estabilidade mundiais e promover o desenvolvimento e a prosperidade comuns.

      Nesse sentido, a China e os países da ALC deram um exemplo brilhante. Ambos os lados defendem o verdadeiro multilateralismo, defendem a equidade e a justiça internacionais, promovem a multipolarização no mundo e defendem uma maior democracia nas relações internacionais.

      A cooperação prática em diversas áreas tem se mostrado frutífera e mutuamente benéfica. O volume de comércio entre a China e os países da ALC dobrou na última década, atingindo US$ 518,4 bilhões em 2024. Além disso, mais de 200 projetos de infraestrutura e diversos projetos industriais construídos pela China geraram mais de um milhão de empregos. Mais de 20 países têm estratégias de desenvolvimento sinérgicas com a China no âmbito da cooperação Cinturão e Rota. A Colômbia, por exemplo, assinou na quarta-feira um plano de cooperação com a China para a construção conjunta do Cinturão Econômico da Rota da Seda e da Rota da Seda Marítima do Século XXI.

      Notavelmente, a cooperação entre a China e os países da ALC não tem cálculos geopolíticos. O investimento da China na região da ALC não tem condições políticas. A China defende ampla consulta, contribuição conjunta e benefício compartilhado. A cooperação respeita os anseios dos países da ALC, atende às necessidades de seus povos e oferece enormes oportunidades para seu desenvolvimento.

      A China e os países da ALC representam aproximadamente um quarto da população mundial e um quarto da produção econômica global, e possuem grande potencial de crescimento e vitalidade para o desenvolvimento. As duas partes reafirmaram seus compromissos com o desenvolvimento, a cooperação e a solidariedade na última reunião ministerial. Nos próximos anos, elas estão prontas para fazer novos e maiores progressos na construção de uma comunidade China-ALC com um futuro compartilhado.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados