window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Bianca Penteado', 'page_url': '/americalatina/brasil-faz-1-importacao-de-gas-argentino-por-infraestrutura-da-bolivia' });
TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Brasil faz 1ª importação de gás argentino por infraestrutura da Bolívia

      Cerca de 500.000 metros cúbicos foram exportados pelo gasoduto boliviano nesta terça-feira

      Trabalhador na região da reserva de Vaca Muerta, na Argentina 21/01/2019 (Foto: REUTERS/Agustin Marcarian)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      (Reuters) - A TotalEnergies exportou gás natural do campo de Vaca Muerta na Argentina para a brasileira Matrix Energia, usando um conjunto de gasodutos bolivianos pela primeira vez, disse a Matrix em comunicado nesta terça-feira.

      Empresas e governos da Bolívia, Argentina e Brasil negociam acordos há mais de um ano, tentando garantir uma rota de longo prazo para o gás argentino chegar a um dos mercados de gás mais importantes da América Latina.

      De acordo com fontes familiarizadas com o assunto, cerca de 500.000 metros cúbicos foram exportados pelo gasoduto boliviano nesta terça-feira.

      O contrato é spot, o que significa que o fornecimento pode ser interrompido durante o inverno, quando a demanda na Argentina é maior, disse uma das fontes à Reuters.

      "A inédita operação tem como objetivo atestar a viabilidade técnica da rota logística, que a pela interconexão de diferentes agentes ao longo da cadeia de suprimento", disse a Matrix, em nota.

      A companhia acrescentou que o movimento foi fruto de acordos de importação de gás, firmados entre Matrix Energia e TotalEnergies Argentina, e da contratação do serviço de agregação e transporte pela Matrix Energia junto à YPFB, consistente com o acordo operacional tripartite comunicado a mercado ao final de 2024.

      Um grande impedimento para a operação foi uma intenção inicial da Bolívia em cobrar uma taxa pelo uso de sua infraestrutura, preferindo uma opção que a veria comprar gás da Argentina e depois revender ao Brasil, disseram fontes à Reuters no ano ado.

      Mas as negociações melhoraram nos últimos meses, com vários possíveis contratos de fornecimento identificados, acrescentaram.

      O gasoduto transportou durante anos gás boliviano para o Brasil e a Argentina, mas à medida que a produção de gás da Bolívia diminui, os volumes exportados reduziram.

      A chegada do gás de Vaca Muerta ao Brasil é uma vitória para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que busca o fornecimento de gás mais barato para a indústria do país.

      Se as exportações perdurarem, elas também representarão um triunfo para a Argentina, cuja produção de gás está crescendo sob as políticas favoráveis ​​ao mercado do presidente Javier Milei, abrindo uma nova fonte de receita para o país, que até recentemente tinha um déficit em sua balança comercial de energia.

      A empresa estatal de energia da Bolívia YPFB não respondeu imediatamente a um pedido da Reuters para comentar sobre as novas exportações por meio de gasodutos bolivianos.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados