Boric defende integração duradoura com o Brasil e critica incertezas geradas por tarifaço de Trump
Presidente chileno destaca importância de políticas de Estado e alerta para instabilidade no comércio global
247 - Durante o encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Chile, realizado nesta terça-feira (22) em Brasília, o presidente do Chile, Gabriel Boric, enfatizou a necessidade de construir políticas de Estado sólidas e de longo prazo entre os dois países.
Ele ressaltou a importância da luta histórica de ambos pela democracia e pelos direitos sociais. "O Brasil é mais que um simples parceiro comercial. É um país irmão, com o qual há muitos anos compartilhamos a luta pela democracia, pelos direitos sociais, pela justiça e pelo bem-estar de nossos povos. E com esta presidência do presidente Lula, retomamos este caminho de integração da América Latina, para o mundo", afirmou.
Boric também abordou o cenário de instabilidade no comércio global, atribuindo parte da responsabilidade às políticas protecionistas adotadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. "Aqui estamos, num cenário de mudança vertiginosa, e a palavra que melhor defina o momento é 'incerteza'. Sabemos que a incerteza não é boa nem para a política, nem para os negócios, nem para as famílias", destacou.
O presidente chileno reforçou a importância de estabelecer relações bilaterais que transcendam as visões políticas dos líderes em exercício, defendendo a criação de instituições que garantam estabilidade, previsibilidade e confiança para investimentos de longo prazo.
"Eu e o presidente Lula reafirmamos aqui uma política de longo prazo, de certezas. Como disse o presidente Lula, mais cedo, nós duramos quatro anos, os governos am, mas as discussões têm que ficar. E é por isso o nosso dever é construir, além das afinidades que possam ter os mandatários, é construir instituições. Uma rota que permitam a vocês, como bons empresários, que pensam a longo prazo, possam ter as condições de investir e desenvolver nos países. Não só pensando nas próximas eleições, mas nas próximas gerações."
O Fórum Empresarial Brasil-Chile reuniu autoridades e empresários de ambos os países, com o objetivo de fortalecer as relações comerciais e promover investimentos conjuntos. Durante o evento, foram assinados diversos acordos bilaterais em áreas como defesa, cultura, agricultura e empreendedorismo.
A visita de Boric ao Brasil ocorre em um momento de tensão no comércio internacional, marcado pela imposição de tarifas por parte dos Estados Unidos. As medidas adotadas pelo presidente Trump têm gerado preocupações em diversos países, incluindo o Chile, que busca alternativas para mitigar os impactos econômicos dessas políticas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: