window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Guilherme Levorato', 'page_url': '/agro/taxar-exportacoes-e-a-saida-mais-rapida-para-conter-alta-dos-alimentos-diz-elias-jabbour' });
TV 247 logo
      HOME > Agro

      Taxar exportações é a saída mais rápida para conter alta dos alimentos, diz Elias Jabbour

      “O agro é parte do bloco de poder no Brasil e qualquer fato que mexa com seus interesses pode ser fatal. Daí a necessidade de calcular bem a rota”, alerta

      Exportação de grãos do Brasil (Foto: Reuters/Paulo Whitaker)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Diante do avanço da inflação sobre os preços dos alimentos, o governo brasileiro tem adotado medidas como a taxação zero para a importação de alguns itens alimentícios. No entanto, o professor Elias Jabbour aponta que essa política pode não surtir efeitos imediatos e eficazes no combate à alta dos preços.

      Para ele, a solução mais efetiva seria taxar as exportações de commodities, o que poderia gerar resultados mais rápidos para o governo e aliviar o peso da inflação no bolso dos consumidores. No entanto, essa medida esbarra em desafios políticos e econômicos, já que o agronegócio é um dos principais pilares do poder econômico e político do país.

      "O agronegócio é parte do bloco de poder de Estado no Brasil, e qualquer fato que mexa com seus interesses pode ser fatal", alerta Jabbour. Para ele, o governo deveria, antes de adotar uma tributação direta, buscar formas de compensar o setor, especialmente em um momento de alta da demanda chinesa por produtos brasileiros.

      Outra medida essencial apontada pelo especialista é a reconstrução dos estoques reguladores de alimentos. Além disso, o enfrentamento dos monopólios e oligopólios que controlam a oferta de produtos agropecuários é um fator crítico para garantir maior estabilidade de preços e o justo aos alimentos.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados