Exportações de carne de frango brasileira para a União Europeia estão suspensas
Decisão ocorre após a confirmação de caso de gripe aviária em plantel comercial no país
247 – A União Europeia suspendeu as importações de carne de frango do Brasil após a confirmação de caso de gripe aviária em plantel comercial no país. O foco foi identificado no município de Montenegro, no Vale do Caí, no Rio Grande do Sul.
A suspensão segue um protocolo previamente acordado entre o Brasil e o bloco. A UE responde por cerca de 7% do volume total do frango brasileiro exportado. Em 2024, o Brasil exportou quase 230 mil toneladas de carne de frango para os países do bloco, movimentando mais de US$ 655 milhões.
Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o governo brasileiro negocia com a União Europeia a chamada “regionalização” do protocolo. A ideia é restringir a suspensão apenas à área afetada — inicialmente, um raio de 10 km ou até o limite estadual —, permitindo que outras regiões do país sigam exportando normalmente.
“Desde o primeiro foco de gripe aviária em aves silvestres há dois anos, intensificamos a revisão do protocolo com diversos países. Com alguns países, ainda não foi concluído. É possível que consigamos essas mudanças, comprovando que outras regiões não têm risco de foco e, com isso, liberação dos embarques das demais regiões”, disse Fávaro.
Enquanto isso, países como Japão, Emirados Árabes e Arábia Saudita adotaram restrições apenas ao frango vindo do Rio Grande do Sul, com possibilidade de afunilar ainda mais as limitações para o município afetado.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: