window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/agro/com-foco-confirmado-no-rs-governo-apura-novos-casos-suspeitos-de-gripe-aviaria-em-santa-catarina-e-tocantins' });
TV 247 logo
      HOME > Agro

      Com foco confirmado no RS, governo apura novos casos suspeitos de gripe aviária em Santa Catarina e Tocantins

      Além de duas granjas comerciais, há outras três suspeitas em criações de subsistência localizadas no Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Sergipe

      Criação de aves (Foto: REUTERS/Rodolfo Buhrer)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) intensificou a vigilância sanitária após o surgimento de novos focos suspeitos de influenza aviária de alta patogenicidade (Iaap) em granjas comerciais nos estados de Tocantins e Santa Catarina. As informações constam em boletim de monitoramento divulgado pelo Serviço Veterinário Oficial. 

      Segundo a Folha de S. Paulo, atualmente, cinco casos estão sob investigação. Além das duas granjas comerciais, há outras três suspeitas em criações de subsistência localizadas no Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Sergipe. Um caso em Minas Gerais já foi descartado após análise laboratorial.

      O primeiro foco confirmado em ambiente comercial ocorreu na semana ada, em Montenegro (RS). Um segundo caso foi verificado no zoológico de Sapucaia do Sul, também na região metropolitana de Porto Alegre. Ambos os casos elevaram o nível de preocupação das autoridades, principalmente por ocorrerem em áreas com alta densidade de produção avícola.

      A análise dos materiais coletados nas áreas sob suspeita está sendo conduzida pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, localizado em Campinas (SP). Em Tocantins, o Mapa apura um caso na cidade de Aguiarnópolis, onde testes preliminares apontaram presença do vírus da gripe aviária. Contudo, segundo a pasta, há “baixa probabilidade de se tratar de amostra de alta patogenicidade”.

      A Agência de Defesa Agropecuária de Tocantins (Adapec) informou que, durante uma inspeção realizada na sexta-feira (16), identificou aves com sintomas compatíveis com a doença em um frigorífico de frango de corte no município.

      Em Santa Catarina, embora o Ministério ainda não tenha divulgado detalhes sobre o caso sob investigação, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária anunciou no sábado (17) a adoção de restrições rigorosas ao trânsito de aves e ovos oriundos do Rio Grande do Sul. A medida visa conter a disseminação da doença.

      Com isso, o estado suspendeu o recebimento de produtos avícolas dos municípios gaúchos de Cachoeirinha, Canoas, Capela Santana, Esteio, Gravataí, Montenegro, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Triunfo. As cargas oriundas de outras localidades do Rio Grande do Sul precisarão ar por corredores sanitários específicos para garantir a segurança biológica.

      No entorno da granja onde o primeiro foco foi confirmado, o Mapa iniciou inspeções em um raio de 10 quilômetros. De acordo com relatório divulgado no domingo (18), na área perifocal — dentro de um raio de 3 quilômetros — já foram vistoriadas 29 das 30 propriedades cadastradas. Na zona de vigilância, entre 3 e 7 quilômetros, 238 das 510 propriedades aram por inspeção.

      As autoridades confirmaram que todas as aves e ovos da propriedade afetada foram descartados. “Na propriedade foco, já ocorreu o descarte de todas as aves e de seus ovos e está sendo realizada a limpeza e desinfecção de todas as instalações”, afirmou o Ministério, de acordo com a reportagem. A nota acrescenta que “os ovos, provenientes da propriedade foco, foram completamente rastreados e a sua destruição está em andamento, para então se iniciar o processo de limpeza e desinfecção dos três incubatórios”.

      A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, no entanto, não revelou o nome da granja afetada. Segundo o governo estadual, o estabelecimento era voltado à produção de ovos férteis e contava com cerca de 17 mil aves.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados